quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rua dos Bobos Nº 0 ou O Nadismo

“Nada disso parece sair de um nadismo absoluto.Nadismo! Meu tempo criou a escola do nadismo, posterior aos falsos nudismos. Minha palavra é essa, minha lei essa, minha intensa pergunta é esta: que palavra superará ao nadismo?”
Shá
Wikipédia:
O Nadismo ou Movimento Nadista nasceu de inseminação artificial. Acredita-se que teve início em 1974, no Timor-Leste. Quando criança, ria-se muito de quase tudo e achava que quando crescesse ia ser político, mas nada dizia. Como residência não teve nenhum lugar, excetuando, é claro, a hoje famosa Rua dos Bobos, nº 0. Seus professores acreditavam que ele sofria de distúrbio de déficit de atenção, o que não era totalmente verdade – a aula de que mais gostava era física (sobretudo no conceito de inércia, se comprazia deliciosamente refletindo sobre o vácuo) e odiava com todo o seu vocabulário a aula de inglês (realmente não entrava na sua cabeça o fato do verbo “it rains” ter sujeito).
Sua adolescência foi solitária. Pouco a pouco, foi tornando-se um jovem sisudo e afastado. Estando já em Beta nessa época, esqueceu-se de passar gilete quando deixava de ser imberbe. Foi por esse motivo que seus colegas, maldosamente, alcunharam-no de filósofo. No começo não ligava, mas um dia sentiu que aquilo estava indo longe demais, precisava tomar uma atitude – e não seria difícil no estado nervoso em que se encontrava; arregaçou as mangas, ergueu o punho e abriu uma enciclopédia. Lá encontrou, além de outros, os nomes de Nietzsche e Sartre. Leu boa parte da obra de cada um, compreendeu o conceito de Niilismo, mas não achou nada. Em seguida debulhou Camus e Schopenhauer e do Existencialismo e da Eudemonologia nada achou.
Já adulto, maduro e estudado, preferia votar sempre nulo. Foi por esse e por outros motivos que, quando começou a escrever seus melhores textos, acusaram-no de fútil, bossanovista, alienado e parnasiano. Mas o Nadismo sempre teve consigo a certeza de que, diferentemente das outras escolas, não priorizava a forma; também o conteúdo não priorizava. Era pura essência, afinal descendia do nudismo; naquela época era já quase luz. Em 2002, após uma parada cardíaca facilmente reversível, os médicos não se deram ao trabalho de fazer massagem cardíaca e em 20 de Maio veio a óbito. Não se ouviu mais falar, o Movimento esvaziou-se com o vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário